
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta terça-feira (12) a suspensão do contrato com o Banco Agibank S.A., que era responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários.
A decisão foi tomada após o INSS identificar práticas consideradas graves que prejudicavam o atendimento aos segurados. Segundo o instituto, denúncias apontaram que o aplicativo do banco, ao ser instalado no celular do beneficiário, bloqueava e redirecionava as ligações feitas para a Central 135, o principal canal oficial de atendimento do INSS.
Com isso, os beneficiários não conseguiam obter informações sobre seus benefícios, registrar reclamações ou pedir ressarcimento por descontos indevidos.
Além disso, o INSS recebeu relatos de que o banco recusava pedidos de portabilidade dos benefícios sem dar explicações e, em alguns casos, retinha valores de forma irregular. Também foram denunciadas convocações feitas pelo Agibank para que os beneficiários fossem até as agências com o objetivo de tratar de descontos vinculados a entidades associativas e “receber seu dinheiro de volta”.
Para o INSS, essas ações são infrações graves que violam a confiança dos segurados e atrapalham a relação entre o cidadão e o governo.






Deixe um comentário