
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), recebeu oficialmente o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) para disputar a reeleição ao Senado em 2026. A aliança, formalizada em reunião no último sábado (16), em Cuiabá, mostra que a esquerda em Mato Grosso decidiu unir forças em torno de um único nome.
Segundo apuração, a reeleição de Fávaro é prioridade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que articulou a candidatura para ser o principal foco da chapa majoritária, composta por dois candidatos. O segundo nome ainda não foi definido, devendo ser anunciado somente no ano que vem.
Como parte da estratégia, Lula conseguiu que a ex-deputada federal Rosa Neide, atual presidente do PT mato-grossense, desistisse da disputa pelo Senado e buscasse retornar à Câmara dos Deputados. Com isso, todos os partidos aliados da Federação Brasil da Esperança e parte do centro político direcionarão seus votos majoritários a Fávaro, consolidando a sua candidatura como ponto de convergência da esquerda local.

A reunião contou ainda com a presença de outras lideranças do bloco, como o deputado estadual Valdir Barranco (PT) e o ex-vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV), reforçando a imagem de unidade em torno de Fávaro.
Na disputa pelo Senado, Fávaro deverá enfrentar nomes como o governador Mauro Mendes (União Brasil), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), o deputado federal José Medeiros (PL) e o produtor rural Antônio Galvan (Novo), todos em movimento para consolidar suas candidaturas.






Deixe um comentário