A Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (6) o segundo Mutirão de Castração de cães e gatos. A ação acontece no Hospital Veterinário da UFMT (Hovet), em parceria com a universidade, e já movimenta protetores, ONGs e tutores da capital.

Desta vez, 50 animais machos estão passando pelo procedimento. A escolha por atender apenas machos permite aumentar o número de cirurgias, já que a castração é mais rápida, menos invasiva e garante recuperação acelerada.

Segundo a diretora de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, a medida tem grande impacto no controle da população de cães e gatos.

“Um único macho pode fecundar várias fêmeas e gerar dezenas de filhotes. Castrá-lo é uma forma eficiente de evitar o crescimento descontrolado da população”, explicou.

Na primeira edição, 44 vagas foram abertas, mas nem todas foram preenchidas. Agora, a expectativa é de que todos os tutores compareçam com seus animais, munidos da Guia de Castração emitida pela BEA, para garantir o sucesso da ação.

A Prefeitura planeja ampliar o número de vagas a cada edição, com o objetivo de reduzir a superpopulação de animais e, ao mesmo tempo, diminuir os casos de abandono em Cuiabá.

Deixe um comentário

Tendência