O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, confirmou que os dois nomes escolhidos por Jair Bolsonaro para disputar o Senado por Mato Grosso são Mauro Mendes (União Brasil) e José Medeiros (PL). A decisão deixou em segundo plano a candidatura do produtor rural Antônio Galvan, que vinha sendo apontado como um dos principais representantes da direita conservadora no estado.

Segundo Valdemar, Bolsonaro enxerga em Medeiros e Mendes maior potencial de articulação política e alinhamento ao “bolsonarismo raiz”. Enquanto Medeiros já tem histórico de proximidade com o ex-presidente, Mendes aparece como figura com força eleitoral consolidada em Mato Grosso.

A definição gerou ruídos internos, já que Galvan era considerado por parte da base mais fiel de Bolsonaro como o único nome “conservador puro” da disputa. Ainda assim, Valdemar reforçou que a escolha do ex-presidente é clara e que os apoios deverão ser concentrados em Mendes e Medeiros.

Outro ponto citado por Valdemar foi a situação da deputada estadual Janaina Riva (MDB), vista como uma possível alternativa, mas classificada como um “problemão” pela direção nacional do PL, devido a impasses políticos.

Assim, o cenário para a disputa ao Senado em Mato Grosso caminha para consolidar Mendes e Medeiros como os candidatos oficiais do bolsonarismo, deixando Galvan e Janaina em segundo plano.

Veja o vídeo

Deixe um comentário

Tendência