
A Prefeitura de Cuiabá anunciou que, devido às altas temperaturas, ao tempo seco e à baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias, as aulas de educação física nas escolas públicas municipais estarão suspensas no período das 10h às 16h. A medida visa proteger a saúde dos estudantes durante o período de estiagem e calor intenso.
As atividades de recreação e educação física deverão ser adaptadas para práticas lúdicas, intelectuais e videoaulas, conforme previsto nos planos de aula dos docentes e no projeto político-pedagógico da escola. A Diretoria de Gestão Educacional da Prefeitura de Cuiabá encaminhou, no dia 5 de setembro, a Instrução Normativa 01/2014, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, que proíbe atividades físicas quando a umidade do ar estiver abaixo de 25%, conforme estabelecido pela Defesa Civil.
A recomendação é que as escolas mantenham salas de aula e demais espaços arejados e ventilados. Onde houver ar-condicionado, deverá ser providenciada a umidificação do ambiente. Além disso, é responsabilidade da gestão educacional e de todos os professores orientar e garantir a manutenção da hidratação dos alunos durante a permanência nas escolas, especialmente durante o período de estiagem e baixa umidade do ar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no dia 10 deste mês, Cuiabá registrou o menor nível de umidade relativa do ar no país, com índice de 9% no período da tarde. Além disso, no dia 8 de setembro, a cidade registrou uma temperatura de 42,8 ºC.
A medida visa preservar a saúde dos estudantes e adequar as atividades escolares às condições climáticas extremas enfrentadas pela capital mato-grossense.






Deixe um comentário