
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a Operação Extractus II, visando desarticular um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas em Cuiabá, Mato Grosso. Durante a ação, foi apreendido um Porsche prata em um condomínio de luxo da capital, associado ao empresário Lincon Castro da Silva, apontado como líder da organização criminosa. Lincon está foragido e teve seu nome incluído na lista vermelha da Interpol.
As investigações revelaram que narcotraficantes de diversas regiões do país enviavam quantias milionárias a intermediários já presos preventivamente. Esses valores eram então repassados para distribuidoras de bebidas, sob a justificativa de aquisição de grandes volumes de mercadorias. Na segunda fase da operação, a PF constatou a inexistência de documentação fiscal correspondente aos depósitos, ausência de comprovantes de entrega das bebidas supostamente compradas e que as empresas adquirentes não existiam de fato.
Com base nas provas reunidas, a Justiça autorizou o cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra Lincon Castro e o sequestro de bens, incluindo o veículo de luxo encontrado no condomínio Florais dos Lagos, em Cuiabá. A operação integra a estratégia da Polícia Federal de descapitalização patrimonial e prisão de lideranças e integrantes de alto valor estratégico para as organizações criminosas.
A ação visa enfraquecer a estrutura financeira das organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, contribuindo para o combate a esses crimes no estado de Mato Grosso.
Veja o vídeo






Deixe um comentário