No próximo sábado (27), às 14h, a Defesa Civil Municipal de Cuiabá, em colaboração com as Defesas Civis Estadual e Nacional e apoio da Anatel, realizará um teste do sistema “Defesa Civil Alerta”. O objetivo é simular o envio de mensagens de emergência para celulares em áreas de risco, informando sobre chuvas intensas, alagamentos e outras situações de emergência.

Durante o teste, aparelhos compatíveis emitirã sons, vibração e toques automáticos simulando um aviso real para orientar e tranquilizar a população sobre o funcionamento do sistema em casos de risco iminente  .

A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”. O disparo contemplará Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, podendo ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras.

O sistema possui dois tipos de alerta: o extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um som semelhante ao de uma sirene e indica urgência imediata, exigindo que a população adote medidas de proteção naquele exato momento; e o severo, que emite um sinal semelhante ao de recebimento de SMS, apontando urgência não imediata e dando mais tempo para a população se proteger. O teste em Mato Grosso utilizará o alerta extremo  .

Em Cuiabá, a Defesa Civil Municipal atua de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo atendimento emergencial por meio do telefone 193, e com a Secretaria de Assistência Social, que coordena ações de apoio à população em situações de risco  .

Deixe um comentário

Tendência