A campanha Outubro Rosa em Cuiabá contará, neste mês, com uma intensificação nos serviços de saúde voltados à prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a oferta de mais de 2.500 exames adicionais, entre mamografias, ultrassonografias, ressonâncias de mama e exames transvaginais, além de diversas ações de conscientização em bairros da capital.

Do total, 1.051 exames são mamografias extras, além da cota mensal já realizada pelo município. A ampliação busca atender à maior procura registrada durante o Outubro Rosa, quando a mobilização social leva mais mulheres a procurarem os serviços de prevenção.

Um dos destaques da programação será o Dia D, marcado para 18 de outubro. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas até as 17h, com coleta de Papanicolau, solicitação de mamografias e práticas integrativas voltadas à saúde da mulher. No mesmo dia, também será realizada mobilização vacinal para crianças e adolescentes de até 15 anos.

A agenda inclui ainda palestras educativas, rodas de conversa, consultas ginecológicas, massagens e orientações sobre planejamento familiar. No dia 16, haverá palestra no CEM do Centro, e no dia 18, no CEM do Coxipó. Outra frente será a capacitação de servidores da saúde, inclusive da área odontológica, para o autocuidado e identificação de lesões em pacientes com câncer.

Também foram estruturadas as Salas Acolher + Saúde, em unidades de diferentes regiões da cidade CPA IV, Jockey Club, Grande Terceiro e Ribeirão da Ponte destinadas a oferecer acolhimento e orientações às mulheres em situação de violência.

Embora o atendimento às mulheres já ocorra ao longo de todo o ano, a campanha de outubro tem como meta ampliar a visibilidade do tema e incentivar a prevenção por meio da busca ativa aos serviços de saúde

Deixe um comentário

Tendência