Nesta quinta-feira (16), às 9h, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, inicia uma intervenção no Morro da Luz voltada à identificação e remoção de árvores mortas na área. A ação marca o primeiro passo do projeto de limpeza e requalificação do local, considerado um marco histórico e cultural da cidade.

A equipe técnica do Horto Florestal conduzirá os serviços com suporte de GPS, a fim de garantir que apenas espécimes sem vida sejam cortados, preservando as árvores saudáveis. A meta é promover maior segurança, acessibilidade e valorização do espaço urbano, transformando o Morro da Luz em um ambiente mais agradável para os cuiabanos.

Esse movimento inicial integra um plano mais amplo de requalificação do entorno do Centro Histórico da capital. Dentro do projeto, também está em estudo a criação de um Jardim Botânico no Morro da Luz, retomando um antigo ideal para a cidade.

“Temos espécies únicas, características do nosso Estado e município, que devem ser cultivadas. Será uma riqueza para as gerações vindouras”, comentou o secretário de Planejamento Urbano, José Afonso Portocarrero, ao relacionar a ação ao bicentenário da carta de D. Pedro I que instituía o Jardim Botânico de Cuiabá.

Deixe um comentário

Tendência