O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (24) que “traficantes são vítimas dos usuários também”, durante uma entrevista coletiva na Indonésia. A declaração foi feita ao comentar as ações do governo dos Estados Unidos contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela. Lula sugeriu que, ao combater as drogas, seria mais eficaz focar nos usuários internamente, já que “os usuários são responsáveis pelos traficantes”  .

Ele destacou que o tráfico de drogas existe devido à demanda, afirmando que há uma troca entre quem vende e quem compra. O presidente enfatizou a necessidade de cautela no combate às drogas, sugerindo que é preciso considerar essa dinâmica antes de adotar medidas mais rigorosas  .

Lula também criticou a abordagem do presidente dos EUA, Donald Trump, que comparou cartéis latino-americanos ao Estado Islâmico. O presidente brasileiro afirmou que essa comparação demonstra falta de compreensão da política internacional e defendeu a importância de respeitar a soberania dos países ao combater o narcotráfico  .

Caso se confirme o encontro entre Lula e Trump na Malásia no próximo domingo (26), o presidente brasileiro afirmou que pretende discutir esses temas com o líder norte-americano

Veja o vídeo

Deixe um comentário

Tendência