O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta sexta-feira (24/10), durante entrevista a emissoras brasileiras na Malásia, que irá discutir diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as novas medidas de taxação e os vetos aplicados a ministros brasileiros.

Segundo Lula, as ações do governo norte-americano não têm fundamento e ferem o princípio da soberania entre as nações. “Não faz sentido algum o presidente Trump taxar ministros brasileiros por inverdades. O Brasil é um país soberano e tem suas próprias leis. Ele precisa respeitar isso”, afirmou o chefe do Executivo.

O presidente acrescentou que pretende apresentar dados concretos para comprovar que as medidas foram tomadas de forma equivocada. “Tenho toda disposição em defender os interesses do Brasil, e mostrar que houve equívoco nas taxações. E eu quero provar isso com números, de que houve um equívoco nas taxações. E também quero discutir um pouco a punição que foi dada a ministros brasileiros da Suprema Corte, que não tem nenhuma explicação, nenhum entendimento”, disse.

Lula reafirmou ainda que “não haverá veto” a qualquer tema durante a reunião com Trump. O encontro entre os dois presidentes está previsto para ocorrer no próximo domingo (26/10).

A entrevista aconteceu durante a passagem de Lula pela Malásia, onde cumpre agenda internacional voltada ao fortalecimento de parcerias comerciais e diplomáticas na Ásia.

Veja o vídeo

Deixe um comentário

Tendência