
Na quinta-feira, 23 de outubro de 2025, o Papa Leão XIV recebeu representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de mais de 130 organizações sociais durante a 5ª edição do Encontro Mundial de Movimentos Populares, realizado no Vaticano. Este encontro marcou a primeira audiência do pontífice com o MST, dando continuidade ao diálogo iniciado pelo Papa Francisco em 2014.
Em seu discurso, Leão XIV afirmou que “a terra, o teto e o trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar”. Ele ressaltou o papel das organizações sociais como “construtores de solidariedade na diversidade” e enfatizou que a Igreja deve estar ao lado dos povos, sendo “pobre para os pobres, que se inclina, assume riscos, é valente, profética e alegre”.
O encontro também contou com a presença de representantes de outros movimentos populares brasileiros, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB). Durante a audiência, a dirigente Ayala Ferreira entregou ao Papa uma imagem de Ossanha, feita com miçangas do candomblé, produzida por Wilton Gurgel, do CENARAB.
O evento antecede o Jubileu dos Movimentos Populares, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, incluindo uma missa na Praça de São Pedro. A iniciativa reforça o compromisso do Vaticano com as lutas por justiça social, direitos humanos e sustentabilidade.






Deixe um comentário