Durante a cúpula da ASEAN em Kuala Lumpur, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo seu aniversário e afirmou ter tido uma “ótima reunião” com o chefe do Executivo brasileiro. Apesar do tom amistoso, Trump deixou claro que ainda não há garantias de um acordo comercial que suspenda as tarifas de 50% impostas sobre produtos brasileiros. “Eles gostariam de fechar um acordo, vamos ver”, disse o ex-presidente, indicando que as negociações seguem em aberto.

O encontro entre os líderes reforçou a intenção de estreitar relações bilaterais, mas as declarações de Trump indicam que as medidas tarifárias ainda podem permanecer até que um consenso seja alcançado.

Entretanto, o governo dos EUA também impôs sanções a diversos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, incluindo o presidente da corte, Alexandre de Moraes. As sanções foram justificadas por alegações de abusos de autoridade e repressão à liberdade de expressão no Brasil. Além disso, os EUA revogaram os vistos de Moraes e de outros sete ministros do STF, bem como do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet. A esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, e o instituto Lex, controlado por ela, também foram alvo de sanções por suposto apoio financeiro ao ministro.

Veja o vídeo

Deixe um comentário

Tendência