
No Dia Nacional e Mundial de Combate ao AVC, comemorado nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Cuiabá destacou os avanços no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte no país.
A capital conta com quatro UPAs, Norte (Morada do Ouro), Sul (Osmar Cabral), Oeste (Verdão) e Leste (Leblon), integradas ao programa SOS AVC, referência nacional no atendimento rápido. O programa garante que o paciente seja atendido dentro da janela de quatro horas, crucial para reduzir sequelas e aumentar as chances de recuperação.
Ao confirmar a suspeita de AVC, o paciente é encaminhado imediatamente ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Cada UPA possui duas ambulâncias de prontidão e, em casos suspeitos, é acionado o protocolo de fila zero, que garante transporte imediato. Desde outubro, o Corpo de Bombeiros também integra o programa, iniciando o atendimento ainda durante o deslocamento.
“A agilidade no reconhecimento dos sintomas e no encaminhamento correto salva vidas. O trabalho integrado entre UPAs, HMC e Corpo de Bombeiros faz a diferença nos desfechos”, afirmou o diretor-geral da ECSP, Israel Paniago.
A Prefeitura alerta que ao identificar sinais de AVC, como fala confusa, fraqueza em um lado do corpo, assimetria facial, dificuldade de visão ou dor de cabeça, é fundamental procurar atendimento imediato. Cada minuto conta.






Deixe um comentário