A jornalista Elisa Robson, que vive nos Estados Unidos desde 2023, afirmou ter sido alvo de censura e perseguição após investigações que realizou sobre conexões entre o narcotráfico, ditaduras latino-americanas e facções criminosas brasileiras. Segundo ela, as medidas teriam sido determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a denúncia, Moraes teria expedido uma ordem judicial direcionada ao empresário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), exigindo o bloqueio do perfil de Elisa no Brasil. O descumprimento da determinação resultaria em multa diária de 20 mil dólares.

“Ou era cerceada a minha liberdade de expressão naquela plataforma ou uma multa milionária seria aplicada a Elon Musk. Isso é de uma violência sem tamanho para o trabalho de um jornalista, uma agressão muito séria”, afirmou Elisa em entrevista ao portal Pleno.News.

A jornalista classificou a decisão como uma grave violação à liberdade de imprensa e afirmou que há um “quebra-cabeça em formação”, envolvendo investigações internacionais e possíveis sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos.

Elisa também questionou o real interesse de Alexandre de Moraes em promover seu bloqueio, sugerindo que o caso ultrapassa o âmbito nacional e pode ter conexões com temas de alcance global.

Deixe um comentário

Tendência