
A Polícia Civil de Mato Grosso desencadeou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Tereza de Benguela, destinada a cumprir nove ordens judiciais contra homens investigados por violência doméstica e familiar. Oito mandados foram executados em diferentes bairros de Cuiabá e um no Distrito de Nossa Senhora da Guia.
A ação é conduzida pela Coordenadoria de Combate à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis e pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, que atuam no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, autorizados pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da Capital.
Realizada às vésperas do Dia da Consciência Negra e no início da campanha internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, a operação reforça o compromisso do Estado no combate às agressões de gênero. A mobilização promove ações de conscientização e enfrentamento a diferentes formas de violência que atingem meninas e mulheres, reunindo esforços do poder público e de entidades da sociedade civil.

Homenagem a Tereza de Benguela
O nome da operação faz referência à líder quilombola Tereza de Benguela, figura histórica do século XVIII que comandou o Quilombo do Quariterê, localizado na região onde hoje é Mato Grosso. À frente da comunidade por mais de duas décadas, ela organizou a estrutura política, econômica e defensiva do quilombo, tornando-se símbolo de resistência e liderança negra






Deixe um comentário