A Justiça da Argentina aprovou nesta quarta-feira (3) a extradição de cinco brasileiros condenados por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes da República foram invadidas e depredadas.

Os condenados são Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza. Eles estão detidos na Argentina desde o fim de 2024, quando o governo brasileiro formalizou o pedido de extradição a pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos ataques. As penas variam entre 13 e 17 anos de prisão.

De acordo com a imprensa argentina, os cinco compareceram algemados ao tribunal federal responsável, em uma sessão que marcou a última etapa do processo judicial dentro do país.

Ao chegarem à Argentina, os réus solicitaram refúgio político à comissão de refugiados, mas o pedido ainda não teve resposta. Mesmo após a decisão judicial favorável à extradição, o procedimento só será concluído após os atos formais do governo do presidente Javier Milei.

Deixe um comentário

Tendência