A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação Xenia, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre a morte de um homem encontrado em sua residência no início de janeiro. 

A vítima, identificada como Elias Rodrigues, 52 anos, foi localizada em avançado estado de decomposição no dia 1º de janeiro, na casa onde morava no bairro Jardim Taiti, em Rondonópolis. Familiares encontraram o corpo após sentirem falta do homem e acionarem as autoridades. 

Durante as diligências, peritos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) observaram indícios que chamaram a atenção da equipe: a câmera de monitoramento instalada na residência estava direcionada para um ponto diferente do habitual e objetos pessoais da vítima — como a motocicleta e o celular — haviam desaparecido. 

Com base nos elementos colhidos, os investigadores conseguiram identificar dois suspeitos, ambos 19 anos, que foram vistos usando a motocicleta da vítima logo após a ocorrência do crime. Os jovens, que já tinham passagens por furto e tráfico de drogas, abandonaram o veículo pouco depois da localização do corpo. 

A Polícia Civil representou à Justiça pela expedição de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, os quais foram autorizados pela Vara Criminal de Rondonópolis após parecer favorável do Ministério Público. 

Os mandados foram cumpridos em endereços no bairro Vila Iracy, resultando na detenção de quatro pessoas: duas foram presas em cumprimento das ordens judiciais e outras duas flagranteadas durante a operação. 

Em uma das residências vistoriadas, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com munição e uma porção de maconha, o que levou à prisão em flagrante de um homem de 43 anos, por posse irregular de arma de fogo. Em outra unidade vistoriada, um jovem de 18 anos foi detido por furto de energia elétrica. 

A ação contou ainda com o apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis e integra o programa Tolerância Zero por meio da Operação Inter Partes, voltada à repressão de crimes violentos na região. 

O nome “Xenia”, de origem grega, significa hospitalidade, referência ao hábito que a vítima tinha de receber visitantes em sua casa, reforçando a linha de investigação de que os autores do crime teriam alguma proximidade com a vítima. 

Deixe um comentário

Tendência