Na manhã desta quinta-feira (2), Mato Grosso virou palco de um duro recado ao ódio: a Polícia Civil, em atuação conjunta com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), deflagrou a Operação Encômio, com mandados de busca e apreensão e acesso a dados telemáticos, com o objetivo claro de combater apologia ao nazismo no estado. 

A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e a Gerência de Inteligência Cibernética, identificou um indivíduo em Várzea Grande suspeito de integrar grupos neonazistas em aplicativos de mensagens.  Segundo as apurações, ele propagava ideologias extremistas e era indicado pela ABIN como agente de promoção de hate speech digital. 

Com base em provas robustas, foi solicitado e aprovado pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande mandado de busca domiciliar, apreensão de dispositivos eletrônicos e acesso a nuvem.  As operações foram executadas pela DRCI, com suporte da Inteligência da Polícia Civil. 

O delegado Guilherme Berto Nascimento Fachinelli enfatizou que a cooperatividade institucional é essencial no enfrentamento dos crimes de ódio: “A atuação da DRCI, com apoio da Diret

Deixe um comentário

Tendência